A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) para promover ações de educação financeira no país.

Em maio, entre os dias 20 a 26 aconteceu a 6ª edição da ENEF e diversas ações ocorreram em todo o país. Claro que nós do Sicoob Credijustra estivemos atentos à tudo e, pensando no bem estar financeiro dos cooperados participamos com um plantão de dúvidas nos stories do Instagram e Facebook.

Recebemos uma série de perguntas, por meio dos nossos canais de comunicação e enviamos para os especialistas do Sicoob responderem, foi muito bacana, olha só:

O Haelton Costa, nosso especialista é educador financeiro, cooperado há quase 20 anos e respondeu algumas das perguntas sobre Finanças Pessoais no primeiro dia da ENEF.

Pergunta 1: Não tenho nenhum controle sobre as finanças e estou atolado em dívidas. Como devo proceder?

Resposta:

Pergunta 2:  Não sobra dinheiro para as contas do mês… Como investir?

Resposta:

Pergunta 3: Como suportar as despesas crescentes sem recorrer aos empréstimos?

Resposta:

Sérgio Cordeiro é servidor do Ministério Público do Trabalho e é cooperado Sicoob Credijustra desde 2002. Ele respondeu algumas perguntas sobre Planejamento Financeiro Familiar e nos passou dicas interessantes.

Pergunta 1: Como fazer um planejamento financeiro familiar?

Resposta:

Pergunta 2: Não sei por onde começar.

Resposta:

Pergunta 3: Quanto economizar para começar a investir?

Resposta:

Marcelo Zambiasi é servidor do TRT 4ª Região e cooperado do Sicoob Credijustra desde 2015.  Ele respondeu algumas perguntas sobre Investimentos, ele que desde sempre foi poupador nos apresentou pontos importantes sobre o assunto.

Pergunta 1: Qual o melhor investimento na atualidade e melhores taxas do mercado. Guardar dinheiro na poupança ainda vale a pena?

Resposta:

Pergunta 2: A cooperativa tem carteira de investimento? Qual melhor a curto prazo e longo prazo, e suas taxas?

Resposta:

Pergunta 3: Quais investimentos pagam imposto de renda e quais não pagam?

Resposta:

Pergunta 4: O que é Tesouro direto, vale a pena?

Resposta:

Pergunta 5: Bolsa de valores vale a pena, para quem é indicado?

Resposta:

A Kellen Milhomens é consultora de investimento do Bancoob e falou um pouco mais sobre o Investimento na Previdência Privada! Olha que bacana:

Pergunta 1: Qual a vantagem de se fazer uma previdência privada?


Resposta:

Pergunta 2: Como eu faço para descobrir o quanto eu acumulei ao longo do tempo e quanto eu irei receber de renda complementar?

Resposta:

 

Simulador SicoobPrevi:  http://simulador.sicoobprevi.com.br/

Essas foram as perguntas que vocês nos enviaram. A nossa participação na 6ª Semana ENEF é também sua! Se tiver mais dúvidas, saiba que estamos prontos para te responder! #Sicoobnaenef