No mundo atual, conectado e moderno, a internet é um aliado na comodidade, ainda mais quando o assunto é compras. Diante de tamanha comodidade precisamos ter cuidado, apesar de todos os avanços tecnológicos de segurança das operadoras de cartão e lojas online, o risco de ter os dados roubados na internet e seu cartão de credito clonado ainda é grande. Isso inclui as compras físicas em máquinas de cartão, que podem ser  falsificadas e caixas eletrônicos que muitas vezes são adulterados.

Para manter a segurança das suas finanças, preparamos algumas dicas sobre como evitar os golpes no cartão de crédito.

Como evitar golpes no meio digital?

  1. E-mail’s, SMS’s e ligações confirmando dados sobre sua conta

Uma das técnicas de golpes mais comuns são e-mails ou mensagens de texto, supostamente enviados por bancos, pedindo para que você confirme seus dados bancários. Isso é uma tentativa de golpe em 100% das vezes. Nenhum banco utiliza desses meios para confirmar dados. Então fique atento e não forneça seus dados bancários em hipótese alguma.

  1. Confira a segurança dos sites de compras

Uma prática também muito comum é o roubo de dados nos momentos de compras online. Por isso, é necessário muito cuidado na hora de digitar seus dados em algum site. Confira a veracidade do site e a qualidade do serviço. Desconfie sempre de preços muito baixos, por exemplo.

Em alguns navegadores é possível ver o ícone de um cadeado ao lado do link do site, isso indica que o site é confiável. Além disso, é recomendada a instalação de um antivírus para garantir a segurança da sua máquina.

Uma forma de prevenir fraudes é utilizar o recurso “cartão virtual”. Com ele, você pode gerar um número limite de valor e vencimento diferenciado do seu cartão físico. Assim, para cada compra online, você terá um novo cartão. Essa medida impossibilita a clonagem do seu cartão físico. Pensando nessa segurança, o cartão de crédito do Sicoob possui essa função, por meio do aplicativo Sicoobcard Mobile.

  1. Nunca digite sua senha em sites

As senhas de cartões de crédito devem ser utilizadas apenas em compras físicas. Em sites de compras, os dados pedidos costumam ser: número do cartão, data de vencimento e código de segurança.

  1. Não acesse sua conta  em dispositivos públicos nem  em aparelhos de terceiros

Se desejar acessar sua conta busque sempre fazê-lo por caixa eletrônico ou  pelo seu dispositivo pessoal. Ao utilizar redes públicas você coloca em risco as informações de acesso da sua conta e pode favorecer a aplicação de golpe.

  1. Estabeleça Limites de Saque

Dependendo da instituição financeira, é possível estabelecer limites para o valor do saque. Em casos de golpes, o criminoso não será capaz de retirar todo seu dinheiro em um único saque. Essa medida minimiza eventuais problemas caso seu cartão seja clonado, sendo uma atitude valiosa para sua segurança financeira.

  1. Mantenha o sigilo!

Parece óbvio, mas é de extrema importância: nunca compartilhe a senha do seu cartão!

Os cuidados com a senha são normalmente negligenciados por vítimas de golpes, por isso lembramos algumas dicas básicas:

  • nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar;
  • não escolha datas de nascimento, nem repita o mesmo número como senha do cartão magnético;
  • troque a senha periodicamente;
  • não empreste seu cartão magnético em hipótese alguma.
  1. Atenção aos pagamentos

Ao efetuar pagamentos com o cartão de crédito, procure acompanhar o processo de preparação do comprovante, evitando que o cartão fique longe de vista. Além disso, fique atento à aproximação de estranhos na hora de digitar a senha.

  1.  Máquinas de cartão e caixas eletrônicos

Um golpe comum é a falsificação de máquinas e caixas eletrônicos que registram seus dados e sua senha ao invés de realizar a operação. Máquinas falsificadas costumam ter um tamanho maior, teclas borradas ou sem destaque e erros de operação frequentes. Já os caixas eletrônicos adulterados são mais difíceis de reconhecer, mas normalmente são os que possuem menor frequência de manutenção. Para reconhecer a fraude, fique atento à sequência das informações requisitadas, preste atenção aos detalhes.

  1. Monitore sua conta

Seja por internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, fique sempre de olho no extrato da sua conta e na fatura de seu cartão. Apesar de não evitar diretamente o crime, esse hábito te permite identificá-lo com antecedência para que possa notificar sua instituição financeira e tomar as providências necessárias.

  1. Guarde o seu cartão em um lugar seguro

Sabemos que falar é fácil, mas é importante estar sempre atento e manter o cartão próximo de você . Contudo, imprevistos acontecem, então em caso de perda ou furto, ligue imediatamente para a administradora do cartão para bloqueá-lo e evitar que ele seja utilizado de forma indevida.

Com o Sicoobcard Mobile sua vida é facilitada nessas situações. As movimentações da sua conta estarão sempre na palma das suas mãos. Com isso, ao perceber alguma irregularidade ou ocorrer algum imprevisto, você pode bloquear seu cartão por meio do aplicativo, não havendo a necessidade de realizar ligações.  Da mesma forma, caso encontre seu cartão ou resolva a situação, é possível desbloquear por meio do aplicativo também!

Com essas dicas,  é possível ficar mais confiante, né? Siga as orientações, continue atento e perceba sua vida financeira muito mais segura.

O Sicoobcard Mobile: opção mais segura para suas compras!

A tecnologia avança e consequentemente os artifícios de fraude também! Por isso, quando a questão é segurança, é necessário estar sempre um passo à frente. O Sicoob alinha tecnologia com as melhores práticas para proteger seus dados. Os cooperados podem contar com inovação, praticidade e controle para a suas compras. Algumas vantagens do aplicativo são:

  • Defina quanto quer gastar por categoria de compras;
  • Controle em tempo real as suas compras, inclusive as internacionais;
  • Bloqueie e desbloqueie seu cartão com apenas um click;
  • Gere um cartão virtual para cada compra on-line.

Conheça mais sobre Sicoobcard mobile clicando aqui!

Seja um associado e conte com a segurança do Sicoobcard nas suas compras! Quer saber mais sobre a gente? Fale conosco.