Estamos em Dezembro e, a essa altura, você já deve ter recebido a primeira parcela do 13º Salário. A pergunta é: como utilizá-lo de forma estratégica sem desperdiçar a oportunidade de um dinheiro extra na conta?

O 13º Salário surge como uma ótima chance para solucionar ou minimizar alguns problemas financeiros pontuais. O fato é que esse dinheiro chega exatamente no período em que estamos mais propensos a gastar com supérfluos, como presentes, festas, roupas… Enquanto conselheiros financeiros, separamos uma lista de possibilidades de como você pode direcionar essa quantia de forma mais proveitosa dentro da sua realidade

  • Coloque as contas em dia

Se preparar para os gastos do começo de 2020 é uma boa forma de direcionar esse dinheiro, uma vez que a realidade econômica do país está instável e muitos setores da economia estão em inflação acelerada.

Mesmos estando com as contas organizadas e com o planejamento em dia, muitas vezes caímos no desequilíbrio, seja por não sabermos,  de fato, utilizar nossos limites de cartão, ou por compras que, em um primeiro momento não parecem ser por impulso, mas que na realidade são, ou então, por termos cometido deslizes. 

Deixar as contas sempre em dia é fundamental e, se sua situação pede por uma ajudinha, aproveite o 13º Salário para isso.

Pague suas dívidas

Que tal dizer chega para algumas de suas dívidas? Tente renegociar suas dívidas com os credores, aproveite o dinheiro extra pagar a vista, dessa forma é possível conseguir excelentes descontos. Priorize as dívidas de cartão de crédito e cheque especial, que possuem juros altíssimos. Em seguida, você pode priorizar as dívidas com juros menores, como consignado e empréstimos pessoais.

Dívidas, por mais simples que pareçam ser, são um problema por si só e, por isso, aproveitar o 13º Salário para quitar ou diminuir esse tipo de encargo é uma boa jogada. 

Invista

Se você não está inadimplente, e já tem o dinheiro para pagar as contas de início de ano, que tal aproveitar a gratificação para investir? Aplicar o dinheiro para fazer com ele renda mais é uma estratégia muito inteligente e que pode ajudá-lo a realizar os seus sonhos. 

 

Existem vários tipos de investimentos que atendem aos mais diversos perfis de investidores e valores. Se você já investe sabe que diversificar é essencial e, se ainda não teve a coragem de dar o primeiro passo em direção a um investimento, essa é a sua chance. Mesmo como uma quantia pequena de dinheiro ou sem muito conhecimento sobre o mercado financeiro, é possível começar a investir. 

O 13º Salário pode ser esse incentivo que você estava precisando. 

Faça uma reserva de segurança

 

Já sabemos da importância de uma reserva de segurança e, utilizar o 13º Salário para isso pode ser uma boa. Entendemos que um bom fundo emergencial cobre, pelo menos, seis meses dos seus gastos mensais. Avalie a que pé está dessa referência e organize-se para isso. 

A reserva de emergência serve para nos proteger de imprevistos, afinal, o futuro é incerto e é sempre bom estarmos preparados para não comprometermos nosso orçamento com algum gasto inesperado. Lembre-se, a reserva de emergência é mais uma forma de nos mantermos tranquilos financeiramente.

Inicie um novo projeto

Final de ano é sempre um momento de inspiração, tendemos a fazer planos para o novo ano que se aproxima. Cheios de empolgação e prontos para novos desafios, não é? Mas mesmo assim, muitas vezes acabamos nos frustrando por não realmente dar um passo nessa direção. 

 

Talvez o 13º Salário seja o lembrete que você precisava para entender que é possível começar de novo, realizar um sonho e seguir em frente.  

Sabemos que muitas vezes não conseguimos resistir aos impulsos de compras do final de ano, mas vale a pena pensar em direcionar esse dinheiro pra algo mais inteligente e proveitoso. Começar 2020 com o pé direito e as contas leves é também tentador e pode ser mais fácil do que aparenta.

Aqui, a ideia é a que você possa sim usar esse dinheiro — mas de uma forma a fazer ele trabalhar por você. Seja fazendo você mais tranquilo, sendo aquele respiro de final de ano que todos nós precisamos, ou literalmente rendendo. O importante é usar o dinheiro com consciência e controle, para evitar que ele se perca sem que você tenha a menor ideia de onde ele foi parar.

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos e família que o fim do ano pode ser mais tranquilo com responsabilidade financeira.