Quem está começando o planejamento financeiro da vida precisa pensar em construir um patrimônio. Para isso, é necessário considerar diferentes metas, que podem ser de curto, médio e longo prazos. Essa definição ajudará a concretizar seus sonhos e transformá-los em realidade.

Para alcançar esse intuito, no entanto, é preciso considerar diferentes aspectos que vão consolidar a sua educação financeira. Neste post, vamos apresentar a importância de definir objetivos financeiros, os benefícios de listar, os tipos que podem ser estabelecidos, como escolhê-los e de que forma planejar para alcançá-los.

Vamos começar?

A importância do planejamento financeiro de curto, médio e longo prazos

Os propósitos que desejamos alcançar podem ser sonhos, aspirações, necessidades ou desejos. Eles determinam de que maneira o dinheiro será investido e os passos que devem ser dados — ou seja, as metas — para chegar lá.

Esse é o primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro e ver o que é preciso abrir mão para colocar seus sonhos em prática.

Os benefícios do planejamento financeiro para a educação financeira

Quando você define objetivos a serem conquistados, consegue manter seu foco e ficar disposto a fazer o que for necessário para chegar ao resultado esperado. Por isso, é importante delimitá-los de maneira clara e detalhada, porque isso ajuda a traçar uma estratégia eficiente.

A partir dessa etapa, é possível partir para os outros passos, como a compreensão de sua situação financeira, o controle de receitas e despesas e o ato de evitar comprar por impulso. Afinal, somente com o conhecimento de onde quer chegar é que você pode estabelecer o valor exigido para o intuito e quanto é necessário economizar para atingi-lo.

Os tipos de metas que podem ser estabelecidas

A partir da definição dos objetivos, é necessário ter organização e dividir as metas, que devem ser conquistadas em diferentes períodos. Confira:

Curto prazo

Essas metas são aquelas que devem ser realizadas em até 1 ano. É o caso da formação de uma reserva de emergência, realização de uma viagem, preparação de uma festa etc. Não se deve ignorar essa etapa, porque é ela que constrói a base para a conquista dos objetivos.

Médio prazo

Essas são as conquistas que devem ser feitas no prazo de 1 a 5 anos. Por exemplo: reforma da casa, troca do carro, viagem ao exterior, entre outros. Essas metas são atingidas com base nas anteriores e ajudam a fortalecer a ideia de chegar aos objetivos maiores.

Longo prazo

O alcance dessas metas exige um período mais longo, acima de 5 anos. Entre os exemplos estão a faculdade dos filhos, compra de um apartamento, economia de recursos para aposentadoria e mais. Perceba que esse ponto está relacionado aos sonhos do futuro, ou seja, os objetivos finais que se deseja conquistar.

Para esse tipo de metas, existem meios que são boas opções de investimento e que não pesam mensalmente no seu orçamento. São bons por exemplo, para a compra de um carro, que precisa de bastante tempo e programação para efetivar compra. Nesse caso, uma boa opção é fazer um consórcio.

A escolha dos objetivos e o planejamento para alcançá-los

Essa etapa independe da fase da vida em que você está. Para que a definição e o planejamento sejam bem executados, é preciso seguir algumas dicas:

Seja específico e detalhado

Os objetivos devem ser bem detalhados e específicos. Por exemplo: se quer comprar uma casa, determine se fará por meio de um consórcio, em quantas parcelas o bem será pago, o tipo de item que será adquirido e por aí vai.

Mantenha o foco

Essa questão é necessária porque os recursos podem ser limitados. Por isso, é preciso priorizar e saber o que realmente vale a pena para trazer satisfação pessoal.

Estime o valor necessário

A quantia exigida para a conquista dos seus objetivos é fundamental. Verifique o período necessário para poupar e veja quanto pode ou deve economizar mensalmente. Esse é seu ponto de partida.

Por fim, analise os aspectos inerentes a cada objetivo. Planeje-se financeiramente e se tiver dívidas, quite-as primeiro para conquistar seus sonhos depois.

Gostou de entender como aplicar seus objetivos financeiros? Então assine a nossa newsletter para receber mais dicas exclusivas diretamente no seu e-mail!