Uma das épocas mais amadas começou. Por todo lugar uma festa junina. Quando pensamos nas festas típicas, logo lembramos das comidas, roupa xadrez e decoração, não é? E você sabia que é possível economizar, customizando tudo isso e fazendo você mesmo? Separamos  algumas dicas de como não gastar tanto na época, mas ainda assim curtir bastante o período mais “arretado” do ano.

Pesquise e compare preços

Parece básico, mas pesquisar preços é uma das maneiras mais importantes de saber onde vale a pena comprar o que precisa. Além de pesquisar os valores do produtos pessoalmente faça uma pesquisa de lugares e preços pela internet, ligue antes de ir para não perder a viagem. Dessa forma, você facilita muito sua vida.

Seja para comprar itens para decoração, ingredientes para as comidas que a gente só encontra em lojas específicas de festa, até a camisa nova que você quer comprar para estar a caráter no dia!  O segredo é pesquisar bastante para ter segurança de que está comprando no lugar mais em conta e com a qualidade que deseja.

Defina um orçamento para sua festa

Para não se empolgar e pagar mais do que realmente pode e do que precisa, faça um orçamento. Depois de fazer a pesquisa, fica fácil visualizar quanto irá gastar com sua festa. Dessa forma, você consegue se guiar melhor, saber quanto pode gastar para cada uma das coisas.

Se organize e faça uma listinha de itens, a gente tem certeza que você não vai precisar de bandeirinhas em nenhum outro momento do ano então para não exagerar em nada, saia de casa com tudo calculado em quantidades necessárias, tanto no mercado como em itens de decoração. Para se planejar ainda melhor quanto às quantidades, é importante ter uma boa noção de convidados. tenha tudo sempre na ponta do lápis, só assim saberá onde pode dar uma investida maior.

Faça você mesmo a decoração

Se tiver tempo disponível, faça você mesmo a decoração da festa. Na internet, há diversos sites que explicam como montar bandeirinhas, balões decorativos, etc. Com materiais simples de papelaria é possível criar muitas coisas.

Essa é uma maneira bem legal de mostrar carinho e dedicação para a festa, seus convidados vão ver o quanto você se dedicou para fazer do momento o mais especial possível. Além de ser é uma excelente forma de economizar.

Com roupas não é diferente, é possível customizar sua camisa xadrez, basta procurar vídeos da internet! Apesar de na época ser comum achar muitas lojas vendendo roupas típicas, não é preciso investir em uma fantasia. Se tiver uma peça xadrez e uma calça mais velha onde possa fazer remendos, você já pode ter sua fantasia gastando pouco. Só vai faltar o chapéu de palha. Se comprá-lo, não esqueça de guardar o acessório para as futuras festas juninas.

Invista na alegria de todos

Nada é mais importante do que proporcionar momentos que ficam na memória de todos. Então, se liberte da pressão de deixar tudo perfeito! Esteja presente no momento, da forma que for. Pense em brincadeiras típicas que podem ser ótimas para a festa. Proporcione momentos que conectem todos, inclusive a criançada. E que você possa gastar seu tempo com quem importa, é a alegria de todos que fará da sua festa o investimento perfeito.

E se você quer curtir, mas não quer ter o trabalho de fazer a sua própria festa junina, tudo bem, também é possível aproveitar sem gastar mais do que queria. Uma boa ideia é separar uma determinada quantia para cada evento que for. Ou então, pense em dividir a conta com amigos, tente comprar combos que satisfaçam a todos do grupo. Desde a pamonha e cural até os queridinhos churrasquinho, canjica e arroz doce.

Viu como é fácil economizar no arraiá? Basta se organizar, ter um esforço a mais para não gastar com besteira e ser criativo! Que seja com muita alegria e consciência financeira.