Mário Quintana já dizia: “viajar é trocar a roupa da alma”. Tirar um tempo para descansar e se livrar do estresse do dia a dia é algo que todos deveriam fazer, principalmente se o destino for fora do Brasil. Porém, planejar uma viagem ao exterior exige muita cautela para não gerar transtornos desnecessários.

Há quem prefira economizar para viajar, outros já optam por parcelar tudo no cartão de crédito. Seja qual for a sua escolha, o planejamento financeiro torna-se essencial nessa ocasião.

Para ajudá-lo, separamos neste artigo algumas dicas valiosas para você se planejar financeiramente para a sua viagem ao exterior. Acompanhe!

Garanta seu passaporte

Para realizar uma viagem para fora do Brasil, o uso do passaporte é indispensável. Ele é o requisito básico para o viajante conseguir sair do país. Para tirá-lo, é necessário preencher um formulário no site da Polícia Federal e efetuar o pagamento de uma taxa.

Se você já tem o passaporte, verifique a data de validade. Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade. Portanto, não corra o risco de ser deportado e ter grandes prejuízos com uma viagem mal planejada.

Compre as passagens aéreas com antecedência

Se o seu objetivo é viajar e ao mesmo tempo economizar, as passagens aéreas devem ser compradas antecipadamente. As companhias aéreas oferecem várias promoções na compra das suas passagens, por isso, quando mais cedo você decidir o seu destino e a data da viagem, melhor será para avaliar os preços e adquirir a sua passagem por um valor mais em conta.

Escolha o local da hospedagem

Hoje em dia existem vários aplicativos que auxiliam na comparação de preços de hotéis e pousadas. Outra opção de hospedagem é a Airbnb, um aplicativo que oferece diversas casas e apartamentos para alugar em qualquer lugar do mundo. É só você selecionar quanto quer pagar por dia e verificar qual é a melhor opção para você!

Por mais que você não conheça a pessoa que vai alugar a residência para você, no aplicativo consta a avaliação dos usuários. Por meio dela, você consegue analisar a experiência do cliente!

Verifique qual será o seu meio de locomoção

Existem lugares que não contam com a infraestrutura de trens ou metrôs, as linhas de ônibus são escassas e os pontos turísticos são muitos distantes uns dos outros. Devido a isso, a locação de um carro pode ser fundamental. Isso tudo deve ser visto antes de realizar a viagem para evitar surpresas indesejadas!

Verifique com antecedência como você vai se locomover para saber o quanto será preciso guardar para os gastos com locomoção e não prejudicar outros fatores importantes da viagem, como a alimentação.

Faça um consórcio

Já pensou em realizar um consórcio para a sua viagem? Saiba que essa é uma opção que não pode ser descartada, pois oferece segurança e um ótimo custo-benefício.

Opte por um consórcio que não tenha juros e que ofereça taxas de administração baratas — e que, acima de tudo, tenha credibilidade no mercado. Assim fica mais fácil realizar a sua viagem dos sonhos, não é mesmo?

Planejar uma viagem ao exterior exige muita cautela e atenção. Nada pode ser esquecido. Por isso, faça um planejamento financeiro e relacione todas as despesas que você terá na viagem, desde a alimentação até os custos com a acomodação. Somente assim você vai conseguir realizar uma viagem tranquila e livre de transtornos e estresse!

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!