Comprar pela internet, às vezes, pode ser um desafio, pois não sabemos ao certo se os sites são confiáveis. Passar nossos dados da conta-corrente, entre outros pessoais parece invasivo. Apesar de todas essas questões, que são importantes, é inegável a praticidade e os benefícios desse sistema que, hoje, já superou em números significativos, as vendas em lojas físicas em países como Estados Unidos e Inglaterra. 

Então, como ter segurança, de fato, para aproveitar essa facilidade? Reunimos algumas dicas para você não cair em furadas e poder fazer suas compras com consciência e tranquilidade, olha só:

Pesquise e compare preços, não compre de cara no primeiro site.

A dica número um é essencial! Quando compramos algo pela internet, é importantíssimo ter certeza que fizemos uma busca apurada, comparamos preços e estamos no melhor site. Por exemplo, se for comprar artigos de beleza e cuidados pessoais, verifique se a marca tem um site oficial e não está apenas em sites de revenda, dessa forma você terá todos os respaldos e direitos, uma vez que lidou e forneceu dados para um site veiculado a marca, caso algo aconteça. 

Ainda nesse tópico, uma boa forma de comparar preços e levar realmente vantagem com a compra que está fazendo é ir até a loja física, observar o preço, entender as formas de pagamento e comparar com o site oficial. Assim, você terá visto o produto e tem a certeza daquilo que está comprando e ainda, muitas vezes, com melhores condições de pagamento do que se retirasse direto da loja. 

Atenção à taxa de frete, às vezes pode não valer a pena.

Apesar das facilidades, das condições de pagamento e até mesmo se não houver uma loja física perto de você e comprar pela internet seja a única alternativa, o preço do frete pode ser, assustadoramente, mais caro do que você estava esperando e esse susto é um bom peso para se colocar na balança. Atenção a esse tipo de cobrança, muitas vezes a facilidade sai mais cara que o próprio produto e isso, não vale a pena.

Pergunte-se: isso que quero comprar realmente vale a pena? Estou precisando ou é algo que vai agregar valor na minha vida? Fazer esses questionamentos vão evitar que você compre por impulso e que o valor do frete, mesmo que alto, faça sentido para você. 

Não pague apenas pela comodidade e economize.

Quanto mais compramos pela internet, mais entendemos seus benefícios, entretanto, a atenção e a cautela devem ser sempre reguladores na hora da compra. A comodidade deve ser um divisor de águas, mas não um definidor para a compra. Existem algumas dicas de como economizar nas compras pela internet que podem te ajudar muito, escrevemos um pouco mais sobre isso aqui. 

Segurança é palavra-chave, atenção a confiabilidade do site.

Um dos primeiros pontos a ser analisado antes de efetuar uma compra pela internet é verificar a página da loja. Apesar de não ser regra, o visual é importante para fazer com que você sinta confiança na empresa. Verifique se a página possui um canal para reclamações e uma política de troca, afinal uma forma direta de comunicação entre consumidor e loja demonstra comprometimento e muito mais segurança. Na hora de fornecer seus dado veja se em algum lugar há a certificação do fornecedor, muitas vezes aparece no final da página.

Outra grande facilidade oferecida pelo Apps Financeiros é a geração de “Cartões Virtuais”, ou seja, você gera um novo cartão para cada compra on-line, sendo com número, validade e limite diferenciado para cada compra. Assim, você protege os dados do seu cartão físico, evitando ser surpreendido por fraudes. Conheça aqui o cartão virtual no App Sicoobcard.

Essas são dicas simples, mas importantes para que você possa comprar pela internet sem medo, com mais autonomia e confiança, aproveitando todas as vantagens do meio digital. Nós do Sicoob Credijustra também somos digitais e queremos que esse seja um portal seguro e fácil pra você também!