Chegou a hora de checar as suas resoluções de ano novo. Com o fim de 2018, quantas das suas metas você completou desde o começo do ano?  Se sua resposta for “não muitas” ou “nenhuma”, talvez seja a hora de pensar em como alcançar suas metas pessoais e financeiras em 2019. Acredite ou não, existem diversas estratégias para fazer seus sonhos virarem realidade.

Aqui vão algumas das dicas que você pode seguir para mudar seu modo de pensar e agir , gerar melhores resultados e ter a certeza que no começo do ano que vem você terá orgulho em dizer que realizou a maioria, senão todas,  as suas metas para 2019.

Mude de metas impossíveis para pequenos objetivos

Um dos maiores problemas que as pessoas encontram quando param para pensar em seus sonhos é imaginar o quão maravilhoso será quando for realizado. Mas qual o problema nisso? Bem, chegar ao topo requer que caminhemos um longo percurso e passemos por diferentes etapas.

Tire um tempo para pensar nos pequenos degraus que você terá que enfrentar para que em 2019 você realize tudo aquilo que mais quer.  Faça uma lista de pequenas tarefas que você pode realizar para que você chegue cada vez mais perto do que espera. Se seu objetivo é ter a casa dos sonhos, mas você não se organizou financeiramente ou não pesquisou suas opções, sua jornada será mais demorada e as chances de você se frustrar lá na frente são maiores.

Seguindo esse exemplo, ao invés de pensar no cenário mais amplo, mentalize as pequenas tarefas que você precisa cumprir para conseguir um financiamento, por exemplo. Ou então, de que maneira você pode organizar suas finanças para evitar gastos supérfluos e salvar para o investimento da casa própria.  Tenha sempre em mente o que quer alcançar, mas transforme o impossível no viável.

Se você colocar esses pequenos objetivos juntos, você estará no caminho certo para realizar sua resolução. E se mesmo fazendo isso você não chegar ao resultado esperado em 2019, saiba que já caminhou bastante, e está um passo mais perto do seu objetivo do que se estivesse apenas sonhando e esperando.

Tão importante quanto sonhar,  é se planejar e criar as oportunidades que você precisa para realizar seus objetivos.

Defina prazos

Definir datas limites são outra forma que você tem para dar um passo mais perto de atingir suas metas. Ao definir prazos, você pode medir o tempo que tem e facilitar a forma como você acompanha seu progresso. Quando isto não é feito, você acaba entrando em um estado de inércia. Deadlines te permitem estabilizar seu fluxo de progresso e criar um ritmo equilibrado. Assim, você não entra num ciclo em que precisa correr para realizar alguma tarefa pois não se organizou. Pense em uma semana de trabalho na qual você precisa entregar diversas demandas, imagine fazer suas tarefas  sem um planejamento… Se você fizer de forma desorganizada, há uma boa chance de que no final o resultado não esteja nem perto do esperado.

Defina seus prazos e saiba qual o ritmo funciona para você. Fazer as coisas com calma e organização pode gerar resultados melhores do que os que imaginou.

Fale sobre suas metas

Seja falando das suas metas pessoais ou profissionais, comunicar seus desejos te ajuda a aumentar suas chances de sucesso. Quando você fala dos seus planos para amigos e familiares, eles podem te dar suporte e te incentivar a alcançar seus objetivos. Eles saberão que em determinados momentos você estará trabalhando e focando em suas metas, o que significa que nem sempre estará disponível.

Na escala profissional por exemplo, falar sobre seus planos é ainda mais importante. Seus colegas de trabalho podem ver que está fazendo planos e que quer evoluir, o que acaba os influenciando, em determinada medida, e gerando um ambiente de ambição e cooperação.

Reavalie suas possibilidades

As vezes é preciso parar e reavaliar suas metas no decorrer do ano. Muitas coisas acontecem no período de um ano. Talvez você tenha sido promovido no trabalho e está com uma renda mais alta sendo possível reorganizar seu planos financeiros, acrescentar objetivos e criar diferentes possibilidades. Por outro lado, talvez seja necessário fazer uma alteração no seu planejamento porque as coisas não estão como você previu, ou aconteceu alguma coisa que te faça reavaliar a viabilidade dos seus objetivos.

Se este for o caso, não desanime! Fazer pausas é saudável e te dá a possibilidade de pôr suas metas em perspectiva. Este é o momento ideal para ter certeza de que está fazendo tudo o que pode e da melhor forma possível. É importante ajustar seu planejamento, com novos deadlines e etapas para este ano e então seguir sem desgastes e com segurança.

Evite procrastinação – Comece agora!

“Amanhã vou começar” pode ser um dos piores começos  que alguém pode ter.  Quando se estabelece uma meta para o ano, o importante é começar o quanto antes. Primeiro pense nas coisas que você quer atingir e como você chegará lá. Procrastinação é o inimigo de novas ideias.  A inércia impossibilita qualquer tipo de sucesso e evolução.

Agora que sabe como alcançar suas metas de 2019, a única coisa que falta é começar a colocá-las em prática! Você pode fazer quase tudo se colocar sua mente e foco nisto, se estiver disposto a enfrentar seus próprios desafios e evoluir cada vez mais.