A forma que pedimos comida, que conseguimos uma carona ou que reservamos hotel está mudando por conta de empresas inovadoras e de plataformas digitais. Trazendo comodidade e praticidade para as nossas vidas, essas inovações estão permeando diversos setores e influenciando as expectativas dos consumidores como um todo!

Nesse contexto, uma nova forma de tornar correntista bancário também vem surgindo! No post de hoje, vamos abordar as principais diferenças entre ter uma conta bancária digital e ter uma tradicional!

A transformação digital está influenciando praticamente todos os segmentos, incluindo o financeiro. Desde 2016, bancos totalmente digitais vem conquistando o mercado, além de diversas outras outras fintechs (empresas de inovação tecnológica no setor financeiro). Isso está obrigando, cada vez mais, os bancos tradicionais a inovarem, investindo em canais e em produtos digitais para atender às novas expectativas de seus clientes.

Segundo Febraban (Federação Brasileira de Bancos),  940 mil clientes já fazem transações por meio de contas digitais, e este crescimento não vai parar por aí! Segundo as projeções do Banco do Brasil, do Itaú Unibanco e dos bancos Original e Intermedium, esse número deve chegar 3,3 milhões até o final de 2018!

Mas, afinal, quais são as principais diferenças entre a conta bancária digital e a tradicional?

Comodidade e praticidade com a conta digital

Uma das principais diferenças de uma conta digital para a conta tradicional é a sua conveniência. Não tem nada mais rápido e prático que a internet, não é mesmo? Além de não ter de ir à agências, evitamos filas, gerentes tentando vender outros produtos do banco. E, claro, não somos atingidos pelas conhecidas greves bancárias.

Conta digital é diferente de Internet Banking

As contas 100% digitais diferem das primeiras versões criadas pelos bancos por volta de 2010 que englobam movimentações por meios eletrônicos (internet banking, telefone e terminais de autoatendimento). Para abrir esse tipo de conta, é necessário levar as documentações nas agências para validação. Além disso, o Internet Banking está sempre ligada a uma conta corrente ou poupança tradicional. Apesar das facilidades, boa parte dos problemas são resolvidos na própria agência. Na conta digital A maioria dos problemas podem ser resolvidos pelo celular, a qualquer hora e em qualquer lugar!

Taxas menores e produtos mais simples

A conta digital costuma ser vantajosa para usuários que pouco utilizam produtos e serviços físicos ou mais complexos do banco. Porém os produtos oferecidos dentro dos aplicativos das instituições financeiras variam muito.

Além de toda a praticidade e comodidade, esses produtos costumam a ser oferecidos com taxas menores para consumidor.

Tecnologia avançada e segurança

Hoje é possível fazer toda a validação de informações para abrir e movimentar a conta sem nunca pisar em uma agência física. Para o consumidor é muito cômodo mandar uma selfie ou fotos das documentações, porém esta facilidade é apoiada por mecanismos cada vez mais complexos e efetivos de segurança e tecnologia da informação. É muito mais seguro fazer uma transação online do que se deslocar à um caixa eletrônico. Outro fator interessante é que a instituição se responsabiliza por qualquer prejuízo causado por uma falha de segurança do sistema.

Instituições financeiras e instituições de pagamento

As contas bancárias tradicionais podem ser feitas somente em instituições financeiras, enquanto as digitais podem ser feitas tanto em instituições financeiras como instituições de pagamento. Entenda a diferença:

Quando a conta digital é oferecida por instituições financeiras, como bancos ou cooperativas de crédito, elas são regulamentadas pelo Banco Central, tendo sempre a cobertura de fundo de garantia. Isso permite a recuperação dos crédito por correntistas em caso de falência, por exemplo. Nesse caso, são oferecidos serviços de pagamentos, limites de cheque especial e operações de crédito, além das funções oferecidas pelas instituições de pagamento.

Nas contas digitais oferecidas por instituições de pagamento é possível movimentar dinheiro, pagar contas e comprar com o cartão, de forma prática, usando um aplicativo no celular. Nem todas são reguladas pelo Banco Central. Já nesse caso, precisam realizar um parceria com banco para oferecer o serviço e possuem limite de movimentação de 5 mil reais por mês. Verifique essas informações antes de abrir a sua conta.

Esperamos ter esclarecido para você as diferenças entre o as contas digitais e tradicionais!

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Somos o Sicoob Credijustra, a instituição financeira que nasceu no Poder Judiciário Trabalhista!

Oferecemos serviços financeiros, porém não somos um banco! Além de oferecer tarifas muito menores do que as praticadas no mercado, todos os nossos clientes são donos! E, por isso, os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.

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