Você já se encontrou em uma situação em que teve que ficar em casa após várias saídas em um mesmo mês porque acabou exagerando na conta? Ou então aquele momento em que bate um arrependimento por ter gastado com besteira, uma garrafa de vinho a mais no restaurante por exemplo, e voltando para casa percebeu que não valeu a pena, afinal essa escolha acabou comprometendo o resto da semana?

Situações como essas mexem com a gente, afinal estamos trabalhando para conseguir nos divertir também, não é? Por isso precisamos de equilíbrio. Deixar de ter um convívio social para economizar também não está certo. Saiba que é possível aproveitar uma vida social e ainda manter sua saúde financeira em dia, olha só:

  • Dê sempre a sua opinião! No grupo em que a turma está discutindo para onde ir, tente participar e ficar à frente. Falando de um modo delicado, outros também podem se identificar com a preferência por opções mais “em conta”. E isso não é ruim para ninguém! E não tenha vergonha em falar, isso mostra para todos que você tem consciência dos seus gastos e está fazendo escolhas mais certeiras.
  • Mi casa, su casa! Convide ou sugira fazer programas em casa. Na sua ou na casa dos amigos e que a diversão comece. Fazer esses tipos de encontros pode se tornar uma experiência interessante, barata e mais íntima. Já pensou que você pode ser o anfitrião perfeito? Além de receber os amigos em casa, você pode pedir a colaboração de todos para que cada um leve algo para comer ou um ingrediente para contribuir com a refeição.
  • Se você é do tipo de pessoa que adora sair para jantar com seu par, uma boa ideia é fazer combinados de assinaturas mensais de clubes de restaurantes. Dessa forma você tem mais controle e ainda pode ter bons momentos conhecendo vários lugares diferentes no mês.
  • Saiba priorizar. Para ter uma vida social bacana não é preciso sair toda semana. Escolha e combine dois ou três finais de semanas do mês para encontrar os amigos num churrasco, cinema ou barzinho. Escolha momentos que realmente serão prazerosos, sair por sair não é legal para  o seu bolso, então, estabeleça prioridades.

Ter saúde financeira e uma vida social ativa não é impossível. Basta entender que você não precisa exagerar nos gastos. Fale abertamente sobre isso, assim seus amigos e companhias entenderão suas vontades e prioridades. É preciso entender que é importante ressignificar o uso do dinheiro a todo instante. Adapte-se e aproveite todos os momentos entre amigos acompanhado de tranquilidade financeira.