Levar uma vida livre de preocupações, com liberdade para fazer boas escolhas, realizar sonhos e atingir estabilidade é uma vontade que todos temos, não é? Mas, às vezes, isso parece ser uma ideia distante, algo inalcançável, pois trabalhamos duro todos os dias e temos contas a pagar. Para chegar ao estilo de vida esperado, entretanto, basta começar por algum lugar. E por que não pela independência financeira?

Você provavelmente tem visto muito esse termo por aí, já que estamos em um momento de falar em economia de dinheiro para a aposentadoria e uma vida financeira estável para quando deixarmos de trabalhar. Mas não é só isso, é importante entender que para atingir esse objetivo não é preciso fazer sacrifícios ou deixar de fazer o que gosta mas,  sim, se organizar para conquistar seus objetivos o mais rápido possível.

Neste texto vamos mostrar o quão importante e potente é conquistar independência financeira: é muito mais do que só parar de trabalhar, é alcançar a qualidade de vida que almeja!

Entender que independência financeira gera muito mais do que estabilidade e tranquilidade no futuro é essencial. Independência remete à ideia de liberdade hoje, no presente! Entender isso te instiga a analisar e fazer mudanças agora. E sim, é possível.

Liberdade não só para viajar e satisfazer sonhos de consumo, mas para realizar projetos e também muitas outras coisas que te proporcionam prazer e felicidade – e, se possível, obter renda enquanto faz tudo isso.

Com liberdade financeira, você consegue fazer escolhas mais adequadas, sem estar pressionado pela incerteza. Mas atenção, liberdade não quer dizer irresponsabilidade de consumo, pelo contrário, com liberdade você passa a ter ainda mais consciência na hora de realizar gastos, desde as pequenas compras até aquelas que impactam significativamente o seu orçamento.

Trabalhar não deve ser encarado como um castigo e dinâmica de recompensa por serviço prestado, deve ser entendido como produção e desenvolvimento.

Independência financeira é conquistar a liberdade de fazer o que você gosta com a segurança de não perder nada no futuro. Para tornar isso real existem alguns caminhos que começam com uma mudança de como você enxerga o dinheiro e suas possibilidades.

COMO SE MANTER INDEPENDENTE FINANCEIRAMENTE

Esse é o caminho mais lógico e básico para quem está organizado financeiramente e quer dar um passo à frente. Se preparar e estudar para conseguir poupar e investir com regularidade em aplicações rentáveis é muito importante. Conheça os diferentes mercados, acompanhe-os de perto e busque sempre otimizar sua carteira de investimentos. Lembre também de escolher sempre investimentos com segurança, afinal, arriscar-se agora não é interessante.

Esta é a melhor alternativa para atingir suas metas mais rapidamente e garantir um futuro mais tranquilo.

CONQUISTE HOJE SUA LIBERDADE

Saber onde você pode chegar não é uma tarefa fácil. É preciso reconhecer onde está agora, suas condições e possibilidades. Tenha em mente seu objetivo, saiba qual o momento ideal e entenda que na jornada por liberdade financeira terão altos e baixos momentos, basta agir com responsabilidade e perseverar.

Comece com pequenas mudanças no seu dia a dia e tente se manter firme e focado por todo o caminho que sabe que terá que percorrer. Essas pequenas mudanças refletem consciência financeira e isso já é, em certa medida, liberdade!

A independência financeira está ao alcance de todos. Por isso, não desanime diante das dificuldades, não desista de construir um futuro generoso e confortável, mude a forma como você lida com dinheiro, com trabalho e como vê o  seu futuro. Independência financeira não é um sonho, mas sim uma possibilidade e nós, do Sicoob Credijustra, queremos estar cada vez mais perto de você para lhe ajudar nessa investida.