Você sabe o que é PIB? Talvez você não tenha percebido, mas o modo como o seu valor é obtido se parece muito com o cálculo da renda familiar. Este é feito considerando os salários de todos os membros da família e outros valores correspondentes aos recursos que vocês possuem — aluguel, rendimento de aplicações etc.

Avaliando periodicamente esses valores gerados você pode ter uma boa ideia de como vão as finanças da casa, certo? Assim, valores crescentes nesse conjunto podem indicar uma situação satisfatória para a sustentabilidade financeira da família.

E, bem próximo dessa situação, está o tema do nosso post de hoje, que é o cálculo do PIB de um país. Ficou curioso para saber o que é PIB e como é calculado? Não deixe de conferir abaixo!

O que é o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador da atividade econômica do país que mostra o quanto foi adicionado à sua economia em um determinado período.

Assim, se esse indicador cresce de um ano para o outro, é sinal de que a economia do país está indo bem. Por outro lado, um PIB menor em anos sucessivos aponta para uma retração da economia, o que mostra que houve redução na produção e no consumo de produtos e serviços durante o período medido.

Tecnicamente, considera-se que o país se encontra em recessão —“recessão técnica” — quando sua economia registrar queda no valor do PIB por dois trimestres sucessivos.

Como é calculado?

No Brasil, o responsável por calcular o PIB é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição ligada ao Ministério do Planejamento. No entanto, o IBGE segue diretrizes internacionais emitidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para realizar esse cálculo, existem dois caminhos possíveis: a adoção de uma abordagem a partir da oferta de produtos e serviços no mercado — “ótica da oferta”—, ou com base na demanda por produtos e serviços — “ótica da demanda”. Ambos os caminhos devem levar ao mesmo resultado.

Ótica da oferta

Nesse cálculo considera-se tudo que é produzido no país pela agropecuária, indústria e serviços. São registrados os valores monetários, e não a quantidade de itens, de modo que se tem um valor expresso em reais.

Os dados para o cálculo são obtidos baseados nos balanços contábeis que são publicados pelas empresas, assim como pelas informações das declarações do imposto de renda, podendo ser complementados por estimativas do IBGE.

Ótica da demanda

Sob a ótica da demanda, calcula-se tudo o que o país gastou. Assim, são considerados os gastos do governo, o consumo das famílias e os investimentos das empresas e do governo.

Por essa abordagem é computado tudo o que o país exportou, ao mesmo tempo em que se desconta do PIB tudo o que foi importado, uma vez que as importações geram riqueza para outro país, o exportador.

Como o PIB pode afetar meus investimentos?

Quando um país apresenta um PIB crescente sinaliza uma condição atrativa para os investidores externos. Isso significa que empresas e governos estrangeiros demonstram interesse em investir nele.

Por sua vez, internamente observa-se uma redução nas taxas de juros cobradas pelos bancos, assim como uma facilidade maior na concessão de crédito.

O resultado disso é que comprar fica mais fácil e mais barato. Com o aumento do consumo, as empresas se beneficiam e toda a economia fica fortalecida.

Num quadro de PIB crescente, todos podem investir com mais segurança na aplicação de seus recursos. Os empresários podem expandir os seus negócios e você encontra melhores resultados para as suas aplicações.

Agora que você já sabe o que é PIB e como é calculado, curta a nossa página no Facebook e saiba tudo o que você precisa para a melhor gestão do seu dinheiro.