O ano está só começando e esse é um bom momento para reorganizar finanças, colocar os gastos em dia, entender o que é supérfluo e o que é essencial, e ainda, fazer as previsões de gastos para o mês que se inicia!

Para começar o ano sem bagunça, separamos algumas das principais dicas que você pode seguir para ter uma realidade financeira mais tranquila em 2019.

Conheça seus gastos

É extremamente importante identificar a forma como seu dinheiro está sendo direcionado. Uma vez que isso é feito, é necessário registrar de forma organizada esses gastos, para que fique mais fácil de se visualizar de que forma nosso dinheiro está se movimentando na conta. As planilhas são uma ótima ferramenta para estabelecer uma rotina diária ou semanal para analisar suas finanças.

Quando identificamos esses gastos, temos uma noção de quais são as despesas mais frequentes em nossa conta. Assim, quando quiser economizar, é possível ver em que elemento reduzir os valores ou até mesmo cortá-lo de sua rotina. Mas como identificar um gasto supérfluo? É simples! Faça perguntas como: eu preciso mesmo desse gasto essa semana? Consigo substituir por algo mais em conta? Se eu não gastar esse dinheiro hoje, depois eu posso usar para algo que me renderá mais?

Com essas perguntas em mente, é possível fazer um direcionamento mais consciente de gastos. E  aqueles que não trazem benefícios permanentes, ou pelo menos duráveis para o nosso dia-a-dia, são identificados como impulsos: pequenos gestos que quando acumulados, podem comprometer o seu orçamento no final do mês.

A intenção aqui é entender nosso hábito financeiro. As vezes precisamos de mudanças drásticas para um resultado mais imediato, mas muitas vezes com pequenas ações podemos obter diferenças significativas em nossa conta. O que nos leva ao próximo ponto.  

Mudança de hábito

Não é preciso eliminar da nossa vida todas as despesas relacionadas a lazer, mas buscar o consumo consciente é, de modo geral, muito mais proveitoso. Se ao anotar todas as suas despesas, percebeu que anda gastando muito com coisas que poderiam ser facilmente substituídas, que tal pensar em novos hábitos?

Um bom começo seria comparar preços. Encontrar o mais barato ficou cada vez mais fácil e rápido com o telefone e a internet. Sendo assim,  saia de casa com os preços em mente e faça a escolha com melhor custo benefício.

Comece o ano com seus gastos em dia e com as previsões para o mês organizadas, inclua as compras de final de ano, gastos em viagens e as saídas nas férias. Com tudo isso, é possível fazer uma previsão elaborada da quantia que você quer e pode gastar, comparado ao que se tem e com o que ainda deve pagar até o final do mês.

Tendo o hábito de controle e monitoramento de gastos, as finanças ficam em dia e não é preciso de preocupar com surpresas indesejadas e ficar na dúvida de para onde está indo todo o dinheiro.  

Faça um planejamento financeiro

Ter um bom plano de como você quer organizar suas finanças é fundamental para qualquer um que quer ter um planejamento financeiro eficiente.

Existem diversos métodos de como direcionar  seu dinheiro da forma mais inteligente. Um dos mais conhecidos por sua eficiência e relativa simplicidade é a fórmula do 50 – 15 – 35. 

O método  consiste em dividir suas despesas em três grandes categorias e separar para cada uma delas, uma parcela da sua renda, veja só:

Começando o mês com esse planejamento rigoroso e fazendo um comparativo com o anterior é possível ver a eficácia desse método. É certeza que ao final conseguiremos um resultado significativo.

Estabeleça metas que possa atingir

Estabelecer metas é essencial para quem quer gerar resultados futuros com as ações de hoje. Não há nada mais desanimador do que estabelecer metas “impossíveis” logo de início. Por isso, precisamos pensar em pequenas metas, que gerem resultados e que façam com que sua renda possa se desenvolver de forma positiva ao longo do tempo. Dessa forma, reforçamos a sensação prazerosa de alcançar essas metas, formando um círculo virtuoso em busca de objetivos futuros.

Que tal estabelecermos uma vida financeira mais saudável e rentável como meta para 2019? Com essas dicas fica muito mais fácil começar o ano novo sem preocupações e com a possibilidade de ganhar muito mais.