Pensar no futuro pode ser estressante, mas não precisa ser assim! Com uma boa organização é possível planejar e executar tudo aquilo que sempre quis e que parecia ser inalcançável.

O Sicoob Credijustra separou algumas dicas de como se preparar hoje para  planejar o futuro.

FAÇA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO:

O que é planejamento financeiro e por onde começar? Estruturado basicamente por 3 etapas, um bom planejamento precisa definir metas, traçar estratégias e gerar feedbacks, um certo tipo de auto-avaliação para melhorar o processo. Com ele, é possível visualizar aquilo que gostaria de tirar do papel e tornar realidade.  

A ideia principal é antecipar situações que possam comprometer suas finanças e desenvolver estratégias para alcançar determinadas metas financeiras.

Organizar-se dessa forma deve envolver também um processo permanente e constante de aprimoramento do plano inicial. A verificação da funcionalidade desse plano é muito importante. Por isso, é preciso fazer regularmente perguntas como: “será que está fazendo sentido essa organização proposta dentro daquilo que quero alcançar?”. É essencial questionar e ajustar, caso necessário.

Diferente de organizar suas contas, que também contribui para a estabilidade nas finanças, o planejamento financeiro tem um objetivo fixo, ou seja, um ponto de partida e uma meta a ser alcançada. Leve em consideração que é essencial ter as finanças em dia para que seu planejamento seja eficiente.

DEFINA PRIORIDADES:

Para que seja possível alcançar tudo que deseja é preciso dividir suas vontades. Uma boa forma de fazer isso é definir prioridades e criar metas de economia.

Mesmo que o valor que você tenha disponível para começar a poupar seja pequeno, comece criando metas de economia. Elas te ajudarão a evitar gastos supérfluos e que podem atrapalhar o seu planejamento financeiro.

Definir prioridades é essencial na hora de fazer gastos que afetam seu orçamento. Entender o destino do seu dinheiro faz com que você visualize seus objetivos se aproximando ou se distanciando delas, por isso, fique atento com o que está gastando.

O mais importante é que você seja capaz de poupar certa quantia por mês, e que essa quantia tenda a crescer cada vez mais. Para esse objetivo, utilizar a poupança é válido. Já em termos de investimentos não é a melhor opção para quem deseja uma rentabilidade maior.

TENHA PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO:

Mesmo fazendo da forma como planejou, muitas vezes os resultados não são imediatos e é importante ter paciência e dedicação. É preciso entender que são essas pequenas ações do dia a dia que podem fazer diferença no futuro.

Ainda que para fins relativamente pequenos, perceber que essas ações são voltadas para o futuro é essencial. Conseguir definir suas prioridades é uma forma de identificar quais são as conquistas de agora e as que aparecerão com o tempo, além dos esforços necessários,  sem que haja frustração, afinal, tudo estará dentro do planejamento. Dedique-se hoje e mantenha-se na linha para que seu planejamento funcione.

INVISTA:

Com o planejamento financeiro criado, além da definição de metas de economia e prioridades, é necessário investir. Existem diversos tipos de investimentos, com diversos graus de risco e rentabilidade, que podem atender suas necessidades e desejos de acordo com o seu perfil. Em longo prazo, os investimentos te ajudam a garantir que seus maiores sonhos possam virar realidade.

Um planejamento financeiro eficaz depende muito de mudanças de hábito, definição de metas e, principalmente, de disciplina para conseguir manter essas mudanças e o plano original. Porém, apesar de parecer difícil, qualquer pessoa pode iniciá-lo a qualquer momento, basta a consciência e a vontade de alcançar objetivos.

Essas são algumas formas de se preparar e manter o foco para conquistar tudo aquilo que sempre quis. Com determinação e com a ajuda do Sicoob Credijustra, seus objetivos se tornam cada vez mais reais!