Ter planejamento financeiro familiar é essencial para qualquer família que possui objetivos para o futuro. Poupar, comprar um carro ou imóvel, colocar as crianças na escola ou faculdade e muitas outras decisões exigem acompanhamento orçamentário e muita organização. Vamos falar, neste post, um pouco sobre o processo de criar um planejamento para a sua família e os fatores que não podem ficar fora das discussões.

É importante frisar que, para realizar um planejamento eficiente, ter boa educação financeira é fundamental. Procure entender sobre finanças básicas, estude possibilidades de investimento, financiamento e analise diferentes cenários para que as suas escolhas sejam mais embasadas na hora de realizar o seu planejamento financeiro familiar!

Organize os seus gastos 

O primeiro passo é olhar para dentro e ver qual a verdadeira situação das finanças da sua família. Para ter essa visão geral, comece anotando todas as despesas. Veja os seus extratos e o que gastou nos últimos meses. Lembrando que você terá gastos fixos e variáveis, para os variáveis faça uma média do que foi gasto nos últimos períodos. Anote o que cada membro gasta, categorize, organize e analise o que é razoável e o que precisa melhorar.

Muitos usam alguma ferramenta para facilitar ou automatizar esse acompanhamento! Existem templates já prontos na internet e aplicativos para esse serviço. Ou, se preferir, simplesmente faça uma planilha no Excel!

Recomendamos que tenha as seguintes informações para realizar esse acompanhamento:

  • Data: o dia em que a despesa foi paga
  • Quantia: quanto dinheiro foi pago
  • Item: o que você comprou
  • Método: como você pagou (cartão de crédito, débito em conta ou dinheiro)
  • Quem: para quem ou para o que o pagamento foi feito
  • Razão: a compra foi necessidade ou item de luxo
  • Observações: comentários adicionais (justificativa da compra, ocasião da despesa ou qualquer outra informação que você considera pertinente lembrar)

Em seguida, compile as suas fontes de receitas. Para os servidores isso tende a ser mais estável e previsível. Fato que já ajuda muito na hora de realizar planejamento financeiro familiar!

Trace objetivos e metas para seu planejamento financeiro familiar

Agora que você está mais ciente da sua atual saúde financeira, o ideal é que você reúna a sua família. Contextualize seus familiares sobre as finanças e projete o futuro de vocês juntos. É importante envolver todos nesse processo para ter um plano que motive todo mundo, e também para educar os seus filhos sobre o assunto.

Trace objetivos como conquista de patrimônio, viagens, poupança, aplicação de investimento etc.

Analise as receitas e despesas que você compilou e defina uma meta de orçamento familiar.

Veja quais são os gastos desnecessários e coloque uma meta semanal, mensal e anual, calculando em quanto tempo você atingirá o seu objetivo. Lembre de levar em consideração despesas sazonais. Como, por exemplo, Natal, aniversários e férias. É aconselhável deixar uma sobra todo mês para eventuais emergências!

Faça um seguro de vida

Esse é um produto fundamental para qualquer planejamento financeiro familiar e investimento. Ao fazer um seguro de vida, você não só protege o seu patrimônio em caso de morte e invalidez, mas também pode evitar endividamento e cobranças feitas para sua família. Além disso, é uma importante ferramenta para planejamento sucessório e de transmissão de bens.

Muitos não sabem, mas este seguro pode ser aproveitado ainda em vida. Algumas planos cobrem diagnóstico de doenças graves, dá desconto em medicamentos ou garante ao segurado e sua família proteção em viagens, dentre outros.

As apólices coletivas padronizadas são um bom começo. Contudo, a medida em que a família vai amadurecendo, as apólices de vida individual e personalizadas são mais recomendadas.

Planeje sua aposentadoria

Na hora de realizar o seu planejamento financeiro familiar, a importância de planejar a sua aposentadoria se torna ainda maior. Esse planejamento consiste em levantar todas as documentações e informações normalmente junto com um advogado e/ou profissional de planejamento financeiro.

Estude as diferentes formas de aposentadoria e regras de transição – que são diferentes para servidores públicos. Decida quando você deseja se aposentar e quanto de renda você gostaria de ter durante essa fase. Leve em consideração o seu padrão de consumo atual e o que você almeja na aposentadoria. É possível fazer simulações quanto ao valor do benefício no site no site do SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal), nas áreas de Recursos Humanos dos próprios órgãos ou no próprio site do Sicoob Credijustra.

Observamos que, normalmente, o benefício oferecido pelo INSS não é suficiente para manter o padrão de vida desejado. Sendo assim, muitos optam por alguma previdência complementar em bancos, fundações ou cooperativas. Explore as suas opções e garanta um futuro mais seguro!

O Sicoob Credijustra

Nós do Sicoob Credijustra temos a missão de trazer mais economia e qualidade de vida aos nossos associados. Somos uma instituição sem fins lucrativos e levamos soluções financeiras personalizadas e a baixo custo aos nossos associados.

Dentro da nossa vasta gama de produtos, possuímos seguros, incluindo seguro de vida. São diversos benefícios exclusivos, solicite a sua cotação aqui.

Também conseguimos te auxiliar no planejamento da sua aposentadoria! Não deixe de conhecer o Fundação Sicoob de Previdência Privada que oferece diversos benefícios previdenciários com condições especiais, conheça clicando aqui.