Você já deve ter se perguntado sobre o que vale realmente a pena: poupar dinheiro ou viver pensando no agora. Provavelmente você nunca tenha conseguido encontrar uma resposta para esta dúvida.

É tentadora a ideia de realizar todos os nossos sonhos no presente, fazer o que se tem vontade sem ter preocupações com o que está por vir, não é mesmo? Mas, a gente sabe que pensar apenas no presente quando o assunto é finanças não a melhor opção. Então fica o desafio: como poupar sem abrir mão de fazer tudo o que gostamos?

Muitas vezes tendemos a negligenciar os anos que estão por vir – sem considerar as mudanças que ocorrem na vida de qualquer pessoa – como a vinda dos filhos, a compra da casa própria, a aposentadoria, os problemas de saúde, entre tantas outras alterações que constantemente acontecem ao longo de nossas vidas. Precisamos olhar com muito cuidado para essas possibilidades, para que possamos também realizar desejos agora.

É fundamental ter mente que não é bom ignorar nenhuma destas duas situações. Afinal, de que adianta se privar de experiências e sonhos no presente pensando somente no que poderá usufruir no futuro?

Da mesma maneira, de nada adianta pensar somente no presente e ignorar que, no futuro, uma vida financeira mais tranquila e bem estruturada irá fazer muita diferença.

Por isso, na hora de identificar o que fazer com nosso dinheiro, é preciso planejar e colocar em pauta todos os nossos planos para o presente e também, para o futuro. Equilibrar seus planos e ter paciência para realizar tudo a seu tempo. 

Claro que no dia a dia isso muitas vezes fica turvo, como colocar em prática atitudes simples e que nos ajudam muito a poupar? Como ter uma vida social ativa sem gastar? Como economizar numa saída ao shopping e evitar compras  por impulso? O primeiro passo é entender que é possível e, mais fácil do que parece. 

Equilíbrio, planejamento, responsabilidade e consciência, todas essas são palavras do universo financeiro, mas também podemos acrescentar a essa lista tranquilidade, realizações, conquistas e liberdade! Cabe a nós entender de que maneira queremos viver hoje e no futuro. Aqui no Sicoob Credijustra entendemos que, uma vida com mais consciência financeira é uma vida mais significativa e equilibrada.