Entenda termos econômicos que podem fazer a sua vida e a da cooperativa muito melhor.

Quando se trata de instituição financeira, sempre ouvimos muitos termos como: tarifa, juro, taxa. Mas você sabe a diferença entre eles? É muito importante entender para saber exatamente do que sua instituição financeira está falando. Isso, porque dinheiro é coisa séria e quanto mais clareza, melhor. Por isso nós estamos aqui para explicar para você termo por termo:

  1. Taxa: Taxa é um pagamento obrigatório por um serviço e geralmente é uma forma de tributo.
  2. Tarifa: A tarifa é o pagamento por um serviço decorrente de um contrato e costuma ser cobrada por instituições financeiras, devido aos custos dos serviços prestados aos correntistas. Por exemplo: TED ou DOC.
  3. Juro: É o preço que se paga pelo aluguel de um ativo. Por exemplo, quando se pega dinheiro emprestado, se paga juros pelo uso do dinheiro ao longo de um determinado tempo.

 

As cooperativas de crédito são conhecidas por cobrar preços mais justos e tarifas reduzidas em operações financeiras como TED e DOC, por exemplo. Mas, você sabia que, apesar de você não pagar individualmente por essas transações, o Sicoob Credijustra paga? Nós temos custos com as transações bancárias, embora você não pague por elas diretamente.

Por isso, quando essas operações são usadas excessivamente, aumentam nossos custos e, consequentemente, o valor das sobras diminui.

Então, como cooperativa, nós temos que zelar para que todos os nossos cooperados tenham uma boa saúde financeira e bons resultados no fim do ano. Nós chamamos isso de “gestão sustentável”. E ajudar nessa sustentabilidade também é papel dos nossos associados, já que são todos donos. Então, você, cooperado, pode contribuir não utilizando as transações de TED e DOC excessivamente, por exemplo. Porque, quando utilizados em excesso, a cooperativa toda paga.

Tudo está interligado e acreditamos que, como cooperativa, é importante fazer com que todos entendam. Apesar de oferecermos preços e tarifas mais justas, nós temos que zelar por todos que fazem parte do Sicoob Credijustra. E você, como associado e dono, deve cuidar e zelar em conjunto para que todos tenham bons resultados sempre.