O cooperativismo de crédito é uma opção que vem atraindo várias pessoas, sobretudo nos últimos anos: além de apresentar o mesmo leque de opções de transações, investimentos e serviços que os bancos, oferece ainda melhores condições e benefícios para quem deseja se associar.

Por não conhecer direito seu funcionamento, muita gente deixa de considerar seu potencial e ainda segue perdendo em rentabilidade, insistindo nas demais instituições financeiras ao desconsiderar os benefícios de uma cooperativa para a comunidade.

Pensando nisso, apresentamos hoje os principais benefícios que uma cooperativa de crédito gera para a comunidade em sua volta e porque ela representa uma opção melhor do que uma instituição bancária para abrir uma conta e realizar suas transações financeiras. Acompanhe.

Valorização das pessoas

As cooperativas de crédito acreditam no potencial de seus associados e analisa casos um a um, levando em consideração suas especificidades. Seu objetivo é auxiliar os cooperados a se habilitarem e planejarem melhor seu futuro.

Por isso, elas valorizam os indivíduos e não vem a tomá-los como um número, tal qual ocorre em outras instituições: sua preocupação é sempre satisfazer o cooperado, enxergando muito além de apenas potencial de retorno financeiro que ele pode dar, já que não é uma entidade que possui fins lucrativos.

Atendimento diferenciado sem discriminação

Uma vez associado, o cooperado passa a ser um dos donos da cooperativa, fazendo parte de uma instituição que pode lhe devolver (entre tarifas, taxas, juros e rateio de eventuais sobras) um valor bem superior ao que é devido, ou mesmo compensar perdas com resultados futuros.

O atendimento dado ao associado é, assim, diferenciado, não comportando qualquer tipo de discriminação: cada cooperativa possui um público e, dentro daquela área, aceita sócios com todos os tipos de renda e perfil, com o oferecimento de condições especiais e serviços de alta qualidade.

Geração recursos para a expansão de todos

As cooperativas também são importantes para aumentar o acesso do público geral ao crédito, uma vez que oferecem os mesmos serviços que bancos, porém com condições mais favoráveis aos associados.

Logo, a concessão de crédito (bem como a viabilização da realização de investimentos) permite que os sócios tirem seus planos do papel (empreendendo, fazendo reformas, entre outros) e façam o capital girar, expandindo seus negócios e contribuindo para o mercado nacional.

Atuação como agente de desenvolvimento do local

Ao conceder crédito e mais rentabilidade aos cooperados, o cooperativismo ainda atua como agente de desenvolvimento do local onde os associados estão inseridos, à medida que fomenta atividades naquele espaço. Ao conceder crédito e mais rentabilidade para os cooperados, permite ainda que estes reinvistam os ganhos em seus empreendimentos na própria região.

O auxílio das instituições, sobretudo em tempos de crise, é essencial para fortalecer economias locais e evitar que mercados mais regionais sofram perdas significantes, mantendo o ritmo de crescimento de pequenos e médios negócios.

E então, entendeu quais são os principais benefícios de uma cooperativa de crédito para a comunidade e está pronto para se associar? Entre em contato com nossos profissionais e saiba como nossa instituição pode fazer a diferença para que seu dinheiro renda mais!