O crédito pessoal, ou simplesmente empréstimo, é indicado para quem precisa de dinheiro rápido, seja para quitar uma dívida, pagar despesas inesperadas, comprar algum bem ou financiar uma viagem. Estando no azul ou no vermelho, este tipo de empréstimo não precisa de reconhecimento de como você vai utilizar o dinheiro, apenas comprovação de renda. Vale ficar atento nas ofertas do mercado e comparar para escolher a melhor opção para o seu bolso.

Qual o melhor momento para solicitar um crédito pessoal? O importante é estar ciente da sua situação financeira atual. Escolha esse tipo de modalidade para resolver problemas e não para ter mais complicações.

Antes de fazer um pedido de crédito, analise se está preparado para assumir um compromisso. É por isso que é tão importante ficar por dentro da sua situação financeira atual. Conforme acordado com sua instituição financeira, na assinatura de contrato, mensalmente e por um período determinado você terá de pagar parcelas e, por isso, o controle é essencial.

Então por mais que esteja precisando de dinheiro, um empréstimo pessoal requer responsabilidade e planejamento.

Preste atenção ao pedir o crédito pessoal

Quando se trata de finanças pessoais, todo cuidado é pouco. Com um empréstimo não poderia ser diferente. Por não ter tanta burocracia e nem avaliações a fundo sobre quem está pedindo o crédito, as taxas de juros podem ser maiores para cobrirem os riscos. Além dos juros, é importante também que você confira o Custo Efetivo Total (CET) – que relaciona todos os custos do empréstimo – além dos demais encargos como multas e comissão de permanência.

Assim como qualquer outro tipo de movimentação financeira, é importante que você faça um planejamento antes de pegar um empréstimo.  Coloque na ponta do lápis o quanto você irá pagar por mês, eventuais gastos que surgirão durante o pagamento dos juros e possíveis imprevistos que possam surgir no meio do caminho. Tudo para não comprometer seu orçamento e você acabar caindo em uma conhecida bola de neve financeira: ter que pegar um empréstimo para pagar seu outro empréstimo.

Quando pedir um crédito pessoal pode ser uma boa opção?

Isso depende bastante do quanto de dívidas você tem e qual o seu atual momento financeiro. Geralmente, o crédito pessoal é recomendado para quitar dívidas grandes, com altas taxas de juros.

Você também pode cogitar pegar um empréstimo para dar o primeiro passo em direção a um projeto pessoal, cursos profissionalizantes ou de especialização rápida, além de imprevistos como motivos de doenças ou demais necessidades emergenciais.

Apesar de ser uma opção bastante procurada, não é recomendado, pegar um empréstimo para pagar viagens, comprar carro ou ter mais dinheiro para gastos não planejados. O crédito pessoal deve ser visto como uma saída para emergências, ou para dívidas que tenham tempo de vida menor que o tempo de quitação de um empréstimo.  .

Qual o tipo de crédito para o que você mais precisa?

Diversas instituições financeiras criaram condições especiais para servidores públicos. No entanto, para encontrar a melhor opção de crédito é necessário conhecer um pouco sobre os produtos disponíveis no mercado. Conheça os diferentes tipos de crédito pessoal. Afinal, são muitas opções com indicações diferentes para cada caso.