Um dos fatores que limitam as pessoas em qualquer atividade é o medo de errar. E isso, como sabemos, costuma ser um problema, já que muitas vezes nos impede de fazer algo benéfico – por exemplo, no caso de finanças, investir. Mas como ser um bom investidor? Essa é a pergunta do milênio. 

Muitos imaginam investimentos como um verdadeiro bicho de sete cabeças, que apenas grandes especialistas conseguem domar. Mas não é bem assim, na verdade, essa ideia nada mais é do que um grande equívoco. Com atitudes simples e práticas, qualquer pessoa pode fazer seu dinheiro render.  Dá só uma olhadinha:

Conhecimento e informação são essenciais 

Nada mais importante que o conhecimento sobre nossas finanças, já pontuamos aqui no blog o quão importante é ter uma vida financeira organizada e controlada. Mas um bom argumento vale reforçar, conheça a sua realidade financeira, esteja sempre atento às movimentações que você executa e tenha certeza e segurança das escolhas que está tomando. 

Vivemos na chamada “era da informação” e não só pelo desenvolvimento de tecnologias para questões do dia a dia, mas em diversas áreas. Por isso, a falta de conhecimento, mesmo em um tema como finanças, não pode ser mais uma realidade em sua vida. 

Não só a oferta por esse tipo de conteúdo é crescente, mas a procura também. Cada vez mais pessoas querem entender bem de assuntos que antes eram reservados para especialistas. Então, busque cada vez mais informação sobre o que pode ser interessante dentro da sua realidade financeira, esse é só o primeiro passo.  

Não existe fórmula mágica para se tornar um bom investidor, mas sim um caminho a se percorrer. Para isso, o importante é ter envolvimento e comprometimento para mudar o rumo das nossas finanças, mesmo em pequenas aplicações. 

Um bom investidor então, é aquele que quer sempre entender mais sobre finanças, que consegue identificar oportunidade e pensar em estratégias para fazer investimentos que possam ter os resultados almejados, independentemente da quantia.

Entenda como você lida com dinheiro

Entender qual o nosso perfil  de investidor é extremamente importante, só assim é possível trabalhar de maneira estratégica. Seja com segurança e baixo risco ou com aplicações mais ousadas e sem resultados imediatos. Perceba de que forma você, enquanto investidor, se sente mais confortável em fazer as movimentações que deseja. 

Muito mais do que dizer que todos podem investir, o que é de fato uma questão, o importante é perceber que todos nós podemos ser bons investidores, se buscarmos sempre por conhecimento financeiro e envolvimento. 

Nós do Sicoob Credijustra, estaremos sempre disponíveis para te ajudar a encontrar os investimentos que melhor se adequem à sua realidade e a sanar quaisquer que forem as suas dúvidas sobre o universo financeiro. Assim, você poderá dar um salto e ter a certeza de que é um um bom investidor. 

Entenda um pouco mais sobre investimentos aqui.