No dia 5 de agosto, o Sicoob Credijustra promoveu um importante encontro entre as mulheres da equipe. No evento, as colaboradoras (que representam aproximadamente 80% de todo o Sicoob Credijustra) puderam refletir sobre o papel que elas representam na sociedade e os aspectos que influenciam as relações com amigos, família e trabalho. A psicanalista Márcia Lages, responsável pelo projeto Conversa de Mulheres, foi palestrante no evento e apresentou um novo olhar sobre a forma como a mulher se coloca, ou deveria se colocar na comunidade.

Em depoimento, Márcia elogiou a iniciativa do Sicoob Credijustra em promover um encontro como esse e ressaltou a importância de se facilitar oportunidades para a discussão do tema. Também destacou o incentivo de reunir mulheres e a importância de conversar sobre a carreira profissional, feminilidade e maternidade na visão de mãe, filha, enteada, neta, namorada/esposa, profissional e mulher. “Atividades como o projeto “Conversa de Mulheres” nas instituições são essenciais no sentido de cuidar e olhar para a feminilidade e compreendê-la para além da objetificação. Com ações assim, a mulher mais equilibrada em sua dimensão emocional estará mais corresponsável em seu papel profissional. Todos ganham! ”

Segundo a psicanalista, o sucesso do encontro serviu para fortalecer as mulheres colaboradoras do Sicoob Credijustra: “A troca de experiências proporcionada por esse tipo de evento contribui para que a mulher equilibre melhor os tantos papéis desempenhados na vida”, comentou. Márcia acrescenta ainda, que “ao apresentar a postura sistêmica como estratégia facilitadora, esses vários espaços tornam-se lugares mais leves e assim, é possível ficar bem e se sentir mais feliz na atuação profissional. ”. O depoimento da psicanalista destaca as ações que promovem a saúde e bem-estar das colaboradoras. Assim, O Sicoob Credijustra cumpre seu papel enquanto instituição colaborativa e humanizada.