Superintendentes Regionais

Antes, na estrutura de gestão do Sicoob Credijustra, havia o cargo de Superintendente Regional, que foi criado com a finalidade de obter uma organização administrativa que pudesse promover a expansão de atividades da instituição. Até então, estes cargos eram ocupados, de acordo com os segmentos e as regiões atendidas pela cooperativa, por associados indicados pelo Conselho de Administração, nos termos do Estatuto Social.

Entretanto, o Ofício Bacen 8.411 – 2018 – BCB -Deorf, determinou que a instituição deverá alterar seu estatuto para suprimir a competência do Conselho de Administração em nomear Superintendentes, devendo a cooperativa contratar profissionais para ocupar cargos da mesma natureza.

O ofício do Banco Central teve como base a Lei 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo e não prevê, na estrutura de governança das cooperativas, o cargo de superintendente nos órgãos sociais. Sendo assim, por meio da resolução de número 115, o Conselho de Administração do Sicoob Credijustra optou por encerrar a ocupação dos cargos de Superintendentes, estipulando o prazo de 31 de dezembro de 2018.

É importante destacar que a adequação não significa uma perda para a instituição, mas sim um aprimoramento na gestão. A estrutura do Sicoob Credijustra continua íntegra e sem perdas, pois a partir de 1º de janeiro estão sendo contratados Gerentes Regionais para atender as regiões atendidas pela cooperativa.