Comprar o primeiro imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Frente as inúmeras condições de pagamento, preços e tipos variados de casas e apartamentos, porém, é preciso ficar atento a alguns detalhes para fazer um bom negócio.

É sobre isso que falaremos no post de hoje. Quando você pensa em comprar um imóvel, surgem diversas dúvidas sobre o que analisar para fechar a compra com segurança.

Para facilitar, fizemos uma lista com alguns itens de extrema importância que devem ser observados para que a realização do seu sonho seja, de fato, bem sucedida. Acompanhe!

1. Localização e acesso

É comum olhar um imóvel e gostar tanto de sua aparência e divisão interna e se esquecer de checar outros pontos que fazem toda a diferença no dia a dia da família. Verifique a proximidade a serviços que você utiliza normalmente ou a facilidade de acesso às vias principais.

Faça um teste. Vá até o local durante um dia de semana para conferir como é o trânsito e quanto tempo você leva para chegar ao seu trabalho. Essas informações são indispensáveis para que você não se arrependa e não sofra depois com a dificuldade de locomoção.

2. Posição do imóvel

O posicionamento do imóvel também é muito importante, embora muitas pessoas não se lembrem de verificar esses detalhes. Observe a quantidade de janelas e em que posição elas ficam.

Dependendo de como o imóvel está posicionado, você pode ter que instalar cortinas pelo fato de pegar muito sol durante a tarde, por exemplo. A boa luminosidade do ambiente também colabora com a economia de energia elétrica, portanto, não deixe de pesquisar esse detalhe!

3. Condições do imóvel

Depois do primeiro olhar no imóvel, comece a atentar aos detalhes. Canos, estrutura da construção e sistemas hidráulico e elétrico fazem parte do check-list que você precisa fazer.

Se for preciso, peça ajuda a um profissional para se certificar de que não terá surpresas depois que mudar para sua nova casa.

4. Segurança do bairro

Procure conhecer o bairro em que você está pensando em morar durante várias horas do dia. Vá pela manhã, à tarde e à noite e veja se ele transmite segurança para que você e sua família possam circular com o mínimo de tranquilidade.

Se for possível, pesquise na internet mais informações sobre o bairro e pergunte a pessoas que moram ali se elas se sentem seguras.

5. Valor de mercado compatível

Antes de fechar negócio, verifique o valor. Na internet, você pode encontrar com facilidade o preço do metro quadrado em todas as regiões e, assim, fazer as contas para garantir que o que você vai comprar vale a pena financeiramente.

Pesquisando um pouco mais, você pode até conseguir um desconto e economizar um bom dinheiro.

Como você pôde observar, comprar o primeiro imóvel exige paciência e a checagem de alguns detalhes. Afinal, a escolha de onde você vai morar e investir seu dinheiro merece uma atenção especial, Fique atento para que o sonho da casa própria não se transforme em pesadelo!

Quer se manter atualizado com as maiores novidades do mercado imobiliário? Curta a nossa página do Facebook e acompanhe todos os nossos conteúdos no seu feed de notícias!